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Carro de Rally da Audi E-Tron Feito para o Rally Dakar

Preparado para competir em uma das corridas de Rally mais difíceis do mundo, conheça o RS Q e-tron, um carro feito sob medida para o Dakar pela Audi.

A máquina off-road hibrida vai competir no Rally Dakar de 2022 em janeiro, e é movida por um sistema e-drivetrain que produz 500kW de potência e é auxiliada por um motor TFSI que ajuda a carregar a bateria de alta tensão no rally. Não há lugares para carregar em qualquer lugar da trilha do rally. Dois motores elétricos do programa de Fórmula E da Audi acionam as quatro rodas, com uma potência total de 670 cavalos. 

Abra o terreno para um laboratório de teste eletrizante de alta tecnologia: pouco menos de um ano após a ideia inicial do protótipo, a Audi Sport começou a testar o novo Audi RS Q e-tron, com o qual a Audi enfrentará um dos maiores desafios que existem em corrida internacional em janeiro de 2022: o Rally Dakar.

Único: a Audi quer ser o primeiro fabricante de automóveis a usar um sistema de transmissão eletrificado em combinação com um conversor de energia eficiente para competir pela vitória geral contra concorrentes com propulsão convencional no rali mais difícil do mundo.

As características do Rally Dakar apresentam desafios especiais aos engenheiros. A maratona dura duas semanas e as etapas diárias chegam a 800 quilômetros de extensão. "É uma distância muito longa”, diz Andreas Roos, responsável pelo projeto Dakar na Audi Sport. "O que estamos tentando fazer nunca foi feito antes. Este é o maior desafio para um sistema de transmissão elétrico. ”

Como não há oportunidades de carregamento no deserto, a Audi escolheu um conceito de carregamento inovador: A bordo do Audi RS Q e-tron, está o motor TFSI altamente eficiente do DTM. É parte de um conversor de energia que carrega a bateria de alta tensão durante a condução. Uma vez que o motor de combustão é operado na faixa particularmente eficiente de 4.500 a 6.000 rpm, o consumo específico está bem abaixo de 200 gramas por kWh.

O sistema de transmissão do Audi RS Q e-tron é elétrico. Os eixos dianteiro e traseiro estão ambos equipados com uma unidade motogeradora (MGU) do atual Audi e-tron FE07 Fórmula E, que foi desenvolvido pela Audi Sport para a temporada de 2021. Apenas pequenas modificações tiveram que ser feitas para usar a MGU no Rally Dakar.

Um terceiro MGU, de design idêntico, faz parte do conversor de energia e serve para recarregar a bateria de alta tensão durante a condução. Além disso, a energia é recuperada durante a frenagem. A bateria pesa cerca de 370 quilos e tem capacidade para cerca de 50 kWh.

Assista ao vídeo abaixo


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