VOLVO P1800 CYAN
Cyan Racing, o triplo campeão mundial de carros de turismo, lançou o Volvo P1800 Cyan, uma interpretação do icônico carro esportivo Volvo dos anos sessenta.
O carro é projetado pela equipe por trás do primeiro carro de corrida da Volvo vencedor do título mundial e do Volvo C30 Polestar Concept Prototype.
Por que um Volvo P1800 ciano?
"Nossa empresa foi fundada em 1996 para competir com carros Volvo na Suécia", disse Christian Dahl, CEO e fundador da Cyan Racing."Entrei em 2000 e quando assumi a empresa, quatro anos depois, meu objetivo era que a equipe ganhasse o título mundial. A primeira década foi mais para desenvolver a empresa e a organização do que desenvolver carros de corrida.
"Como parte dessa expansão, fundamos a empresa Polestar Performance em 2009 para dar suporte ao nosso crescimento. Essa empresa e o nome Polestar foram comprados pela Volvo Cars em 2015. Logo depois, em 2016, atingimos o nível de entrada no Campeonato Mundial como Cyan Racing. Um ano depois, em 2017, conquistamos nosso primeiro título mundial com a Volvo.
"Desde então, conquistamos mais dois títulos mundiais com dois outros fabricantes. O primeiro título mundial foi um marco para nós e sentimos que era uma boa altura para nos reconectarmos com o passado e com aqueles que corriam Volvos antes de nós. Assim, o primeiro Volvo P1800 Cyan é uma homenagem ao automobilismo Volvo e o primeiro carro traz nossas cores de corrida azul e amarelo para marcar nossa herança. ”
Adaptado para proporcionar prazer de dirigir genuíno
Ao criar o Volvo P1800 Cyan, a equipe decidiu tratar o design e a engenharia dos anos 60 com cuidado, levando-o adiante de forma delicada.
Não há ajudas ao motorista para distorcer a experiência de direção, o que significa que não há controle de estabilidade, ABS ou reforço de freio.
A carroceria do Volvo P1800 foi alterada para acomodar uma esteira mais larga, rodas maiores e estufa reposicionada, entre uma longa lista de reprojetos.
Projeto de motor e transmissão
O motor de quatro cilindros turboalimentado de dois litros é baseado no mesmo motor usado no carro de corrida vencedor do título mundial Volvo S60 TC1, produzindo 420 cavalos de potência e 455 Nm de torque, com uma linha vermelha a 7700 rpm.
Uma caixa de câmbio Holinger sob medida de cinco marchas foi selecionada para transmitir a sensação mecânica do Volvo P1800 original, mas com maior precisão de mudança de marcha e capacidade de lidar com o torque aumentado.
O eixo traseiro dinâmico Volvo P1800 original é substituído por uma suspensão traseira independente projetada em ciano.
Uma parte fundamental para a experiência de tração traseira envolvente é o diferencial de deslizamento limitado polarizador de torque. O diferencial é montado em uma carcaça Holinger com engrenagens exclusivas para combinar desempenho capaz em um circuito com comportamento civilizado para uso em estradas.
Um chassis focado no condutor puro
O Volvo P1800 Cyan começou a vida como um Volvo P1800 1964 que foi refinado e reforçado utilizando aço de alta resistência e fibra de carbono.
As suspensões dianteira e traseira totalmente ajustáveis apresentam componentes leves sob medida, incluindo montantes de alumínio, braços duplos e amortecedores ajustáveis bidirecionais com sistema hidráulico ciano.
O chassi reforçado com fibra de carbono é conectado à estrada com jantes de 18 "com pneus Pirelli P Zero 245/40 na frente e 265/35 na traseira.
O carro é controlado por pinças de 4 pistões com discos de aço de 362x32 mm com sensação genuína, já que não há freios ou ABS para interferir.